Quem somos



A ONG Cassangue é uma organização da sociedade civil criada em 01/07/2009 com a missão de promover a Igualdade Racial com base na luta pela igualdade de oportunidades.



MISSÃO
Compor espaços de discussão e construção de políticas públicas para o povo negro e de terreiro.

VISÃO
Visamos a inserção de atores sociais como agentes de construção e transformação de uma sociedade que possa reconhecer as necessidades e especificidades dos afro-descendentes e possa adotar políticas de reparação fundada em valores de justiça e equidade em todos os setores da sociedade brasileira.

Finalidades da ONG Cassangue conforme Estatuto Social

I - promover a Igualdade de Oportunidades na sociedade.
II - Promover ações que contribuam para manter viva a memória cultural relacionada com os usos, costumes e tradições, promoção da arte e cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico.
III - Promover medidas de prevenção, proteção e recuperação da saúde da população.
IV - promover a informação para prevenção de doenças da população.
V - Promover a informação para prevenção do consumo de drogas e prostituição da população.
VI - Promover fóruns, palestras, seminários, oficinas e cursos de qualificação profissional.
VII - Promover intercâmbio com entidades científicas, de ensino e de desenvolvimento de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos.
VIII - Promover atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer.
IX - Promover o voluntariado, criação de estágios e colocação de treinandos no mercado de trabalho.
X - Promover assistência social, desenvolvimento econômico e combate à pobreza.
XI - Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e de outros valores universais.
XII - Promover o direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos das religiões.
XIII - promover os direitos da mulher e da criança, combatendo todo o tipo de discriminação sexual, racial e social, trabalho forçado e infantil.
XIV - Promover a experimentação, não lucrativa, de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção.
XV - promover serviço de radiodifusão sonora, com finaliddae educativa, artística, cultural e informativa, respeito aos valores éticos e sociais, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade, mediante concessão, permissão ou autorização de exploração da radiodifusão comunitária de acordo com a legislação específica.
XVI - Promover às vítimas de discriminação racial assessoria jurídica em demanadas criminais e cíveis conforme legislação antidiscriminatória e de promoção de igualdade racial.


Espaços de discussão e construção de políticas que atuamos:


Compomos o Comitê de Promoção de Igualdade Racial no Setor Público e ONG´s do RS, CONDIM-Conselho dos Direitos da Mulher do município deAlvorada, Comissão de Etnias do Conselho Estadual de Saúde e Secretaria da Saúde do Povo Negro do CNAB-Congresso Nacional Afro-Brasileiro/secção RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário