quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GT de Saúde da População Negra de Alvorada

No último dia 19 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores de Alvorada, aconteceu o I Ciclo de Debates sobre a Doença Falciforme, promovido pelo GT de Saúde da População Negra em parceria com a SMED e SMS.
Na abertura oficial estiveram presentes as seguintes autoridades representadas: Pelo GT DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DE ALVORADA, o Sr. Stênio Dias Pinto Rodrigues, que disse estar satisfeito com o poder público municipal que se mostrou sensível à temática e criou este GT para que pudesse construir junto à Secretaria de Saúde e ao Conselho de Saúde as ações que implementem políticas públicas que proporcionem a melhoria do atendimento às demandas da saúde da população afro-descendente deste município. Secretária Municipal de Educação – Prof.ª Maria de Lourdes Santos da Silva, que afirmou que, ao invés do se pensa, a saúde de um povo perpassa pela educação, e por isso resolveu aceitar o convite feito pelo Sr. Stênio Rodrigues para que se criasse um espaço de discussão sobre a saúde da população negra junto ao Espaço da Diversidade, do qual gerou este GT. Prefeito Municipal - João Carlos Brum, que reafirmou a sua posição de ser parcerias para as ações que possam beneficiar a população afro-descendente. Secretário Municipal de Saúde- Isac Batista, que nos contemplou com a informação de foi criado um Grupo Especializado de atendimento aos casos da Doença Falciforme, com uma equipe de profissionais capacitados para atender esta demanda, centralizado na UBS Campos Verdes. CMS- Conselho Municipal de Saúde. Terezinha Rodrigues, Coordenadora da Comissão de Etnias do CES, Sandra Helena Gomes da Silva, AGAFAL- Associação Gaúcha da Anemia Falciforme. Neusa Carvalho, o Vereador Borba, representando o pres. da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Neto Girelli, Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, STASC- Daniel Silva de Oliveira, A Srª Sandra Helena, coordenadora da Comissão de Etnias do CES, colocou-se à disposição para levar as demandas ao CES para encaminhamentos que se fizerem necessários. Todos os demais participantes da mesa forma unânimes em reafirmar a necessidade de uma atenção integral à saúde da população negra no município considerando-se que a população de Alvorada é constituída por 70% de afro-descendentes.
Após palestras e debates sobre a necessidade de implantação da política sobre a doença falciforme foram dados os encaminhamentos. Sendo um deles a necessidade da capacitação permanente dos profissionais de saúde e educação sobre a temática.
Texto e Fotos: Prof. Bruno Zarzana Lopes e Carla Cavalheiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário